Pilates no tratamento da dor anterior no joelho

É frequentemente a queixa de dor anterior nos joelhos, relacionada com traumatismos ou com atividades de grande estresse para a articulação patelo-femoral, como, por exemplo, subir e descer escadas, agachar, saltar e correr que resulta de alterações físicas ou biomecânicas.

O processo pode ter início após a ocorrência de um trauma maior agudo (direto ou indireto) ou de microtraumas repetitivos crônicos, causando hemorragia e edema nas estruturas anteriores do joelho: gordura infrapatelar, tendão quadricipital, tendão patelar e cartilagem da patela e da tróclea.

Causas de dor anterior no joelho >

As causas

Ocorre uma fraqueza muscular do músculo quadríceps (vasto medial oblíquo, vasto intermédio, vasto lateral e reto femoral). Dessa forma o vasto medial oblíquo permite o desvio da patela lateralmente, com efeitos adversos no mecanismo patelo-femoral.

Ocorre também uma fraqueza da musculatura do quadril (adutores, abdutores e rotadores externos). Por isso a premissa em que se baseia a recomendação do reforço do abdutor (glúteo médio) para ajudar a estabilizar a pelve.

Conheça sobre o valgo dinâmico do joelho >

A tensão das bandas iliotibiais podem conduzir a uma excessiva estabilidade lateral da patela ao provocar uma força lateral excessiva sobre a mesma, sendo também capaz de rodar externamente a tíbia e, desta forma, alterar o equilíbrio do mecanismo patelo-femoral.

A tensão dos isquiotibiais conduzem a uma maior força posterior no joelho, causando uma maior pressão entre a patela e o fêmur, a tensão da musculatura posterior da perna (músculo sóleo e gastrocnêmio), que pode conduzir a uma pronação compensatória e causar aumento da força posterior do joelho.

A abordagem fisioterapêutica

  • Crioterapia – para redução de dor e edema
  • Termoterapia (com ultrassons, compressas úmidas quentes ou hidromassagem quente) – para vasodilatação local e consequente redução da dor
  • Fonoforese e Iontoforese – para redução da inflamação e dor
  • Estimulação Elétrica Nervosa Transcutânea – para diminuição da dor
pilates

Tratamento com Pilates

Exercícios para a estabilidade articular, treino proprioceptivo, ganho da amplitude de movimento, fortalecimento muscular, manutenção do condicionamento físico, alongamento muscular e até correção postural fazem parte da reabilitação.

Saiba mais sobre o pilates >

A intervenção com uma atividade física supervisionada reduz o quadro álgico e melhora a força e função desta articulação. O fortalecimento da musculatura do quadril é de extrema importância, uma vez que o glúteo médio contribui para o alinhamento do joelho.

O reforço da musculatura do quadril inicia-se com exercícios de isometria para o músculo glúteo médio. Consequentemente reforçamos os músculos rotadores laterais e abdutores e trabalhamos a extensão de joelho, a fim de aumentar a resistência.

O trabalho de propriocepção na recuperação faz-se de extrema necessidade, uma vez que a deficiência proprioceptiva facilita a lesão da articulação.

TEM ALGUMA DÚVIDA? Então deixe uma pergunta nos comentários abaixo, que será respondida.

Compartilhe essa informação!
Fisioterapia Brasília DF
Fisioterapia Brasília DF

Clínica Salus Ortopedia, Fisioterapia e Acupuntura em Brasília-DF. Tratamentos fisioterápicos completos, com reeducação postural global e Pilates. Possuímos protocolos exclusivos para afecções do joelho e quadril, baseados na análise cinemática da marcha pelo Instituto Trata.